Google+

 Curso de Massagem Terapêutica e Reabilitação

A expressão massagem terapêutica pode ser compreendida a partir da origem da palavra massagem  que vem do grego masso que significa “amassar” e na palavra terapêutica que é definida como “relacionado com  tratamento ou cura de um distúrbio ou doença” que vem do grego therapeutikos e relaciona-se ao efeito do tratamento médico (therapeia).

Foto 1.1

quiromassagem é uma técnica de massagem exclusivamente manual, uma vez que quiro deriva da palavra grega “Kiro” que significa mão, ou seja, amassar com a mão.

O método de quiromassagem terapêutica, inspirado no modelo da Escuela Española de Quiromasaje do Dr. Vicente Lino Ferrándiz García, aborda um conjunto de técnicas de manipulação tecidos moles que atuam sobre circulação venosa e arterial, sistema linfático, sistema nervoso, tecido muscular, tecido adiposo, pele, metabolismo e órgãos.

Porquê este curso?

  • Complementar a formação, a quem já tem conhecimentos básicos de massagem, anatomia e fisiologia, de modo a conhecer e aplicar técnicas avançadas e específicas de manipulação às costas.
  • Ter acesso a uma metodologia especifica com protocolos originais para torcicolos, cervicalgias, dorsalgias  e lombalgias;
  • Aumentar a capacidade de intervenção de quem é profissional , de modo a proporcionar um aumento da eficácia no alívio dos síndromes dolorosos mais comuns nas costas;

A quem é dirigido?

  • Profissionais de saúde com formação em quiromassagem;
  • Massagistas e terapeutas manuais com formação profissional em massagem (mínimo 100 h).

Objetivos Gerais

No final do curso, o formando deverá ser capaz de:

  • Aplicar as diferentes técnicas de quiromassagem (deslizamentos, amassamentos, percussão…) de modo a aliviar os sintomas de torcicolos, cervicalgias, dorsalgias e lombalgias eficazmente.
  • Executar técnicas de reabilitação física complementares à massagem terapêutica, nas costas, de modo a alcançar uma diminuição eficaz da dor.

Objetivos Especifícos

No final da formação, o formando deverá ser capaz de:

  • Fazer uma massagem para alivio de dores e tratamento de lombalgia, de acordo com o protocolo e seguindo a listagem de procedimentos.
  • Fazer uma massagem para alivio de dores e tratamento da cervicalgia, de acordo com o protocolo e seguindo a listagem de procedimentos.
  • Fazer uma massagem para alivio de dores e tratamento da dorsalgia, de acordo com o protocolo e seguindo a listagem de procedimentos.
  • Fazer uma massagem para alivio de dores e tratamento do torcicolo, de acordo com o protocolo e seguindo a listagem de procedimentos.
  • Identificar, no protocolo, as diferentes técnicas de reabilitação física aplicáveis nas costas, sinalizando com rigor as respetivas características distintivas.

Programa

Módulo 1 – Técnicas de reabilitação física complementares à massagem terapêutica

Técnicas de reabilitação física (termoterapia, crioterapia, etc.) que atuam em complemento com a massagem terapêutica de modo maximizar a eficácia na dor músculo-esquelética.

Módulo 2 – Técnicas de massagem aplicada na lombalgia

Técnicas de massagem que permitam a melhoria da mobilidade e redução de dor ou desconforto cuja etiologia seja a lombalgia.

Módulo 3 – Técnicas de massagem aplicada na cervicalgia

Técnicas de massagem que permitam a melhoria da mobilidade e redução de dor ou desconforto cuja etiologia seja a cervicalgia;

Módulo 4 – Técnicas de massagem aplicada na dorsalgia

Técnicas de massagem que permitam a melhoria da mobilidade e redução de dor ou desconforto cuja etiologia seja a dorsalgia:

Módulo 5 – Técnicas de massagem e reabilitação física aplicadas no torcicolo

Técnicas de massagem e de reabilitação física que permitam a melhoria da mobilidade e redução de dor ou desconforto num torcicolo.

Carga Horária

32 horas

Formadores

Filomena BilroCV em: http://www.apmtm.pt/filomena-bilro/

José BilroCV em: http://josebilro.apmtm.pt/

Rita BarrosoCV em: http://www.apmtm.pt/rita-barroso/

Certificação

O presente curso é uma formação de especialização profissional, deste modo os formandos que concluírem com êxito, receberão um Certificado de Formação Profissional a partir da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) conforme a portaria 474/2010 de 8 de Julho.

Qual o calendário?

Gostaria de mais informação?

(Preço, como se inscrever…)

CURSO

Nome

Email

Morada

Telemóvel

Data de Nascimento

Habilitações Profissionais

Documentos necessários (a entregar no início do curso):

  • B.I. e Cartão de Contribuinte ou Cartão do Cidadão
  • Cópia do Certificado de Formação em Massagem