Nível de Aprendizagem
Regime de Formação
Carga Horária
Duração
Calendário
A doença cardiovascular assume uma liderança destacada no mundo ocidental na morbilidade e mortalidade das populações.
A morte súbita é muitas vezes a primeira manifestação dessa doença.
A fibrilhação ventricular é o mecanismo mais frequente da paragem cardiorespiratória (PCR) de origem cardíaca e o seu único tratamento eficaz é a desfibrilhação eléctrica.
A probabilidade de sobrevivência é tanto maior quanto menor o tempo decorrido entre a fibrilhação e a desfibrilhação. A rápida desfibrilhação enquanto objetivo é difícil de atingir se efetuada apenas por médicos, já que a PCR ocorre na maioria das vezes em ambiente pré-hospitalar, recomendando-se que profissionais não médicos sejam treinados e autorizados a utilizar desfibrilhadores, desde que a sua atuação seja enquadrada em Programas de DAE com controlo e auditoria médica qualificada.
Só assim se conseguirá a conjugação de esforços, que tornam a desfibrilhação um meio para atingir um objetivo último de melhoria da sobrevida após PCR, de origem cardíaca.
Nesse sentido, e com intenção de promover a utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) em locais públicos ou em veículos de emergência, organizou-se esta ação que visa formar operacionais de Desfibrilhação Automática Externa.
No final do curso, pretende-se que os formandos sejam capazes de:
No final do curso, pretende-se que os formandos sejam capazes de:
Todos os interessados que sejam:
Massagistas e Terapeutas Manuais com formação certificada e outros profissionais da área da saúde.
Emissão de Certificado de Formação Profissional a partir da plataforma SIGO após conclusão da formação.
Entidade formadora certificada pela DGERT.
A presente formação profissional é vigorará no Passaporte Qualifica que é o instrumento tecnológico de registo das qualificações e competências adquiridas ou desenvolvidas ao longo da vida do adulto e de orientação para percursos de aprendizagem.
Ⓒ 2022 – Centro Formação Massagistas
Contacte-nos!