Curso “Tratamentos Farmacológicos Complementares às Terapias Manuais”
Formação sobre a Utilização de Medicamentos em Complemento com a Massagem
Complemente a sua intervenção na manipulação músculo-esquelética com o que, por vezes, falta no tratamento com a terapia manual.
Os terapeutas manuais tais como fisioterapeutas, massagistas, terapeutas não convencionais, etc… em muitas ocasiões sentem necessidade de complementar as suas terapias com tratamentos farmacológicos.
Há sintomas, num distúrbio músculo-esquelético, cujo tratamento pela manipulação dos tecidos moles é insuficiente ou, por vezes, contra-indicado, sendo necessária a toma de medicação de modo a reduzir e controlar a sintomatologia.
Tendo em conta a crescente procura das terapias manipulativas, por parte do público em geral, torna-se cada mais relevante que os terapeutas manuais tenham conhecimentos básicos sobre medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) e a sua indicação terapêutica nos sintomas músculo-esqueléticos mais frequentes.
Deste modo, o terapeuta manual terá ao seu dispor um conhecimento que permitirá complementar, de uma forma eficaz, o tratamento junto dos seus pacientes. Solicitará, junto das equipas de farmácia, um auxílio consciente para que tal seja concretizado.
Porquê este curso?
- Proporcionar o conhecimento, aos terapeutas manuais, dos principais medicamentos não sujeitos a receita médica utilizados no tratamento dos principais sintomas em distúrbios músculo-esqueléticos;
- Possibilitar uma articulação ética e profissional junto das equipas de farmácia, de modo a complementar os seus tratamentos manipulativos;
- Aumentar as possibilidades de intervenção com êxito e reconhecimento profissional, na sua área profissional;
- Complementar, com eficácia, os tratamentos manipulativos dos seus pacientes.
Objetivo Geral
No final da formação, o formando deverá capaz de:
- Mencionar os principais medicamentos não sujeitos a receita médica utilizados no tratamento dos principais sintomas em distúrbios músculo-esqueléticos.
Objetivos Específicos
No final da formação, o formando deverá capaz de:
- Definir o conceito de medicamento e as suas características;
- Sintetizar os conceitos básicos de farmacologia que caracterizam um medicamento;
- Mencionar o conceito de Medicamento Não Sujeito a Receita Médica (MNSRM) e as suas vicissitudes;
- Realizar a anamnese e o “diagnóstico diferencial” do paciente antes de ser aconselhado um MNSRM;
- Explicar quais as principais dores músculos-esqueléticas sintetizando a sua etiologia e fisiologia;
- Mencionar quais os principais MNSRM no tratamento de sintomas e distúrbios músculo-esqueléticos, por via oral e via tópica.
Programa
MÓDULO 1 – Noção de Medicamento
- Conceitos de principio ativo / substância ativa,
- Excipiente;
- Forma farmacêutica;
- Composição de Medicamento;
- Prazo de validade e conservação;
MÓDULO 2 – Farmacologia – conceitos básicos
- Indicação terapêutica;
- Contra-indicação;
- Efeito secundário / colateral;
- Reação adversa;
- Reação de hipersensibilidade;
- Posologia;
- Tipos de aplicação e vias de administração;
MÓDULO 3 – Noção de Medicamento Não Sujeito a Receita Médica (MNSRM)
- Exclusivo e não exclusivo de farmácia;
- Vantagens, desvantagens, limitações e riscos;
MÓDULO 4 – A anamnese e o “diagnóstico diferencial” do paciente;
MÓDULO 5 – Dores músculo-esqueléticas – etiologia e fisiologia
MÓDULO 6 – Principais medicamentos não sujeitos a receita médica no tratamento de sintomas e distúrbios músculo-esqueléticos, por via oral e via tópica
- Artralgia;
- Contratura;
- Contusão;
- Distensão muscular;
- Edema;
- Entorse;
- Hematoma;
- Mialgia;
- Sensação de cansaço nos membros inferiores;
MÓDULO 7 – Exemplo de casos clínicos.
Carga Horária
- 30 horas
Destinatários
- Terapeutas Manuais e outros profissionais da área da saúde;
Investimento
- 150 €
- Associados da APMTM Associação Portuguesa de Massagistas e Terapeutas Manuais: 135 €
Requisitos
- Computador com acesso à Internet.
Benefícios
- Livre de horários: comece quando e onde quiser e avance ao seu ritmo;
- Possibilidade de efetuar download do material didático;
- Acesso ilimitado ao curso durante o período de 1 ano.
Metodologia
- Os recursos são disponibilizados de forma integrada numa plataforma configurada para Ensino Virtual.
- Os participantes têm acesso aos manuais pedagógicos, slides em pdf., vídeos explicativos, comunicação via e-mail com o formador, testes online, entre outros recursos;
- Método expositivo e demonstrativo;
Avaliação
- No fim da formação, através da aplicação de teste de escolha múltipla.
Calendário
- Pode-se inscrever quando desejar…
Formador
Dr. José Bilro
Experiência Profissional
- CEO e Founder da Carisma & Harmonia (C&H);
- Gestor de Formação de CFM Centro Formação Massagistas;
- Consultor e Formador de Homeopatia;
- Consultor e Formador na Área Farmacêutica;
- Consultor e Formador de Massagem Clínica;
- Membro da Direção da APMTM Associação Portuguesa de Massagistas e Terapeutas Manuais.
Formação Académica e Profissional
- Licenciatura pré-bolonha em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa;
- Especialização em Homeopatia pela Univerdad Leon (Espanha),
- Formação especializada em massagem terapêutica e desportiva
- Curso de Formador – Certificado de Competências Pedagógicas pelo IEFP
- Pós-Graduação em Gestão e Coordenação da Formação.