Técnicas e manobras de massagem

19/06/2021 Não Por cursodem

Existem diferentes nomes para as mesmas técnicas ou manobras de massagem dependendo do livro, artigo, escola de massagem, autor, país ou histórico educacional do massagista.

O objetivo é, no entanto, o mesmo – ter um efeito no corpo com uma determinada especificidade.

Cada técnica tem características e efeitos distintos que são necessários ter em consideração quando a massagem é aplicada.
As manobras de massagem são as diferentes formas de aplicar uma determinada técnica, as quais têm denominações que, muitas vezes, identificam a forma como é aplicada a massagem e a parte anatómica da mão que a executa.
Ex: deslizamento polegar

Tal como a música tem uma multiplicidade de notas musicais que podem ser tocadas de diferentes formas consoante o estilo musical, também os vários tipos de massagem usam diferentes técnicas manipulativas.

Deste modo, a abordagem seguinte contempla as principais técnicas e manobras utilizadas na massagem de relaxamento.

Afloramentos (stroking)

Movimentos leves que estimulam os recetores nervosos cutâneos contribuindo para o relaxamento e preparação da zona a tratar.

Deslizamentos (effleurage)

Proporcionam um relaxamento significativo e um efeito analgésico que normalmente proporciona alívio de dor e espasmo muscular.

Amassamentos (petrissage)

São manobras que pressionam e alongam os músculos. Têm o objetivo de trabalhar fáscias musculares por distorção das suas fibras o que provoca um aumento da circulação nos músculos e um relaxamento das fáscias.

Os amassamentos atuam sobre tecido epitelial, nervoso, sanguíneo, linfático, adiposo e glandular contribuindo para o fortalecimento do retorno venoso, desintoxicando fibras musculares através de maior nutrição celular.

O massagista usa os amassamentos para manipular com firmeza músculos individuais ou grupos de músculos para atuar sobre os tecidos subjacentes após aquecimento prévio dos tecidos (a técnica de deslizamento é utilizada antes desta técnica) o amassamento mobiliza e suaviza os tecidos e, ao mesmo tempo, pressiona e liberta o tecido muscular.

Em suma, é de salientar que estas técnicas são utilizadas em quase todos os protocolos dos mais diversos tipos massagem.

Curso Massagem (Online)
Curso Massagem (Online)
Curso de Massagista (Presencial)
Curso de Massagista