Existem diferentes nomes para as mesmas técnicas ou manobras de massagem dependendo do livro, artigo, escola de massagem, autor, país ou histórico educacional do massagista.

O objetivo é, no entanto, o mesmo – ter um efeito no corpo com uma determinada especificidade.

Cada técnica tem características e efeitos distintos que são necessários ter em consideração quando a massagem é aplicada.
As manobras de massagem são as diferentes formas de aplicar uma determinada técnica, as quais têm denominações que, muitas vezes, identificam a forma como é aplicada a massagem e a parte anatómica da mão que a executa.
Ex: deslizamento polegar

Tal como a música tem uma multiplicidade de notas musicais que podem ser tocadas de diferentes formas consoante o estilo musical, também os vários tipos de massagem usam diferentes técnicas manipulativas.

Deste modo, a abordagem seguinte contempla as principais técnicas e manobras utilizadas na massagem de relaxamento.

Afloramentos (stroking)

Movimentos leves que estimulam os recetores nervosos cutâneos contribuindo para o relaxamento e preparação da zona a tratar.

Deslizamentos (effleurage)

Proporcionam um relaxamento significativo e um efeito analgésico que normalmente proporciona alívio de dor e espasmo muscular.

Amassamentos (petrissage)

São manobras que pressionam e alongam os músculos. Têm o objetivo de trabalhar fáscias musculares por distorção das suas fibras o que provoca um aumento da circulação nos músculos e um relaxamento das fáscias.

Os amassamentos atuam sobre tecido epitelial, nervoso, sanguíneo, linfático, adiposo e glandular contribuindo para o fortalecimento do retorno venoso, desintoxicando fibras musculares através de maior nutrição celular.

O massagista usa os amassamentos para manipular com firmeza músculos individuais ou grupos de músculos para atuar sobre os tecidos subjacentes após aquecimento prévio dos tecidos (a técnica de deslizamento é utilizada antes desta técnica) o amassamento mobiliza e suaviza os tecidos e, ao mesmo tempo, pressiona e liberta o tecido muscular.

Em suma, é de salientar que estas técnicas são utilizadas em quase todos os protocolos dos mais diversos tipos massagem.

Quais os motivos para realizar formação no

Centro Formação Massagistas

Entidade Formadora Certificada

Entidade formadora certificada pela DGERT (Direcção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho).

Equipa Pedagógica Qualificada

Formadores com Certificado de Competências Pedagógicas pelo IEFP e com experiência profissional relevante.

Sistemas de Gestão de Aprendizagem

Utilização de sistemas de gestão de aprendizagem devidamente configurados para uma melhor experiência no ensino à distância.

Satisfação dos Formandos

Preocupação em ir ao encontro das necessidades e expectativas dos formandos.

Integração Profissional

Apoio na integração profissional e incentivo na construção da sua própria carreira profissional são aspetos primordiais e sempre subjacentes.

Adaptabilidade ao Mercado

Constante adaptação à evolução das tendências de mercado e na digitalização da oferta formativa.

Scroll to Top